ROTATIVIDADE: entenda seu impacto e a importância de medir esse índice!

Em um mercado tão acirrado, é crucial para as empresas o recrutamento de talentos a fim de formar uma equipe de excelência. Entretanto, além de buscar meios para atrair esses talentos, as empresas necessitam estabelecer estratégias para reter os colaboradores, uma vez que um grande turnover (rotatividade) de funcionários pode gerar muitos prejuízos às empresas. 

Mas o que é turnover?

O turnover de funcionários no cenário empresarial representa a movimentação de saída de colaboradores e a contratação de novos para substituí-los. Assim, esse termo é conhecido, simplesmente, como rotatividade de funcionários. Logo, a rotatividade de funcionários abrange tanto as saídas voluntárias quanto as involuntárias.

O turnover voluntário envolve os casos em que os funcionários pedem o desligamento da empresa por conta própria, devido a uma série de fatores, como por exemplo, proposta de um cargo superior ou de um salário maior em outra empresa a qual o colaborador resolveu aceitar. 

Ainda dentro desse grupo, podem ser divididos dois tipos de turnover voluntário: o funcional e o disfuncional.

O turnover funcional refere-se àqueles colaboradores com baixo rendimento que pedem demissão por conta própria, enquanto o turnover disfuncional relaciona-se com aqueles funcionários de alto rendimento na empresa, mas que optaram por desligar-se da mesma.

Já o turnover involuntário envolve aqueles funcionários que são desligados por decisão da empresa, seja por mau desempenho do colaborador ou até por questões financeiras da organização.

Dessa forma, todos os desligamentos geram informações para a empresa, especialmente o turnover voluntário que pode fazer com que a empresa consiga identificar quais as causas de uma alta rotatividade, por exemplo, permitindo que ações possam ser tomadas a fim de reverter esse quadro. Mas como mensurar essa métrica na minha empresa?

Para calcular o índice de rotatividade existem duas formas bastante conhecidas: o turnover geral e o turnover de desligamento.

Turnover Geral

O turnover geral é um cálculo que abrange o número de entradas e saídas de funcionários. Para calculá-lo, deve-se dividir o número de admissões pelo de demissões e depois dividir esse resultado por 2. Após isso, basta dividir o resultado final pelo número total de funcionários ativos.

Cálculo de Turnover - rotatividade de funcionários nas empresas

Para efeitos comparativos, o turnover do Brasil fica em torno de 40%. Entretanto, como o próprio nome diz, esse método é geral, dessa maneira não é possível se extrair informações qualitativas, pois considera também as entradas registradas na empresa. Em casos de crescimento onde o número de admitidos, em geral, é bem grande, o índice de turnover também subirá. 

Turnover de Desligamento

Para aquelas empresas que estão em busca de informações mais específicas, a fim, por exemplo, de medir com maior precisão a taxa de retenção de talentos, o turnover de desligamentos é a melhor opção. Nesse cálculo é destacado apenas o número de desligamentos, o qual é dividido pelo número de funcionários.

Cálculode Turnover de desligamentos - rotatividade de funcionários empresa

Com esse cálculo, a taxa de rotatividade se torna mais assertiva, uma vez que abrange apenas os desligamentos da empresa. Outra maneira, bastante eficiente é segmentar o cálculo da taxa de turnover por cada departamento da empresa, o que possibilitará a identificação de setores mais críticos, por exemplo.

Antes de prosseguirmos com o assunto e destacarmos quais prejuízos a alta rotatividade pode gerar em uma empresa, cabe ressaltar alguns fatores que podem intensificar essa situação. Existem várias razões, tanto pessoais quanto profissionais, que podem levar os colaboradores a pedirem demissão. Veremos a seguir algumas causas que são bastante comuns nas empresas.

O que pode estar causando o Turnover Voluntário?

1. Ambiente de trabalho hostil

Um ambiente de trabalho hostil, por exemplo, faz com que os colaboradores não se sintam bem e muito menos motivados a desempenharem suas funções, o que pode gerar um mau rendimento dos mesmos, além de um elevado número de desligamentos, uma vez que os funcionários que se encontram nesse ambiente sentem a necessidade de sair dessa situação.

2. Benefícios e Remuneração

Outro motivo que faz com que os funcionários busquem novas oportunidades é a falta de benefícios ofertados aos funcionários ou uma remuneração inferior; Dessa forma, ao surgirem oportunidades em outras empresas que apresentem melhores remunerações e benefícios a esse colaborador, as chances desse funcionário optar pelo desligamento são muito grandes.

3. Plano de Carreira

Outra causa é a falta de um plano de carreira para os colaboradores. Muitos funcionários, ao entrarem em uma empresa, esperam que esse lugar apresente a ele perspectivas de desenvolvimento e crescimento. Sem uma perspectiva de ascensão dentro dessa empresa, o colaborador começa a buscar por essas maiores oportunidades em outros locais.

4. Falhas na liderança

Além disso, uma liderança ruim, que não apresenta um bom direcionamento aos funcionários ou composta por chefes autoritários, pode ser também um fator decisivo para o aumento da rotatividade de funcionários. Aliando-se isso a uma rotina de trabalho desmotivadora e que não permite novas possibilidades aos colaboradores, tem-se a receita perfeita para um aumento do número de desligamentos.

Dessa forma, é possível perceber que criar um ambiente de trabalho agradável aos colaboradores, com líderes que entendam as necessidades da organização e saibam criar relações saudáveis com os colaboradores; oferecer benefícios que realmente interessem os funcionários, além de um salário competitivo ao mercado; proporcionar uma rotina de trabalho que possibilite novos desafios profissionais além de um plano de carreira, são algumas soluções para os fatores que intensificam os desligamentos na empresa. 

Os prejuízos da alta rotatividade de funcionários para a sua empresa

Aumento de gastos

Uma alta taxa de rotatividade de funcionários pode gerar sérios prejuízos à empresa. O aumento de gastos, por exemplo, é um deles, pois a cada desligamento a empresa precisa arcar com uma série de contas, como férias vencidas e proporcionais, 13º salário e etc. Além desses gastos, a empresa ainda precisa custear processos seletivos, treinamentos, entre outros, para a admissão de novos funcionários.

Perda de conhecimento

A perda de conhecimento é um prejuízo que deve ganhar destaque, uma vez que além da óbvia perda técnica e produtiva, há a perda financeira já que além de perder o valor investido no funcionário desligado, a empresa deverá desprender recursos para investir no novo funcionário.

Imagem

Outro dos prejuízos é para a imagem da empresa, pois uma organização com um índice elevado de turnover de funcionários pode fazer com que a mesma perca credibilidade no mercado, uma vez que clientes, possíveis novos funcionários, parceiros, podem concluir através desta situação que a empresa enfrenta problemas internos. 

Assim, depois de toda a explicação sobre como a rotatividade impacta no desenvolvimento da empresa, além das ações já citadas anteriormente, propiciar o treinamento e desenvolvimento dos colaboradores, realizar pesquisas de clima organizacional, bem como desenvolver uma cultura organizacional, são algumas estratégias que podem ser implementadas a fim de evitar o fluxo de saída de colaboradores.

Uma das possíveis medidas para entender o contentamento de seus colaboradores com os processos realizados internamente em sua empresa, é a realização constante de Pesquisas de Clima Organizacional. A partir delas, é possível captar informações estratégicas a fim de tornar o ambiente da sua empresa oportuno para a retenção desses talentos, sendo uma ótima medida para diminuir a alta rotatividade dentro da sua empresa.

Quer saber como a CJA, Consultores Juniores Associados, pode auxiliar sua empresa a lidar com a alta taxa de rotatividade dentro da sua empresa?

Fale já com um de nossos consultores!

CJA CONSULTORIA

INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER

Receba nossos conteúdos por e-mail

Inscrição concluída!