Por que realizar uma Pesquisa de Mercado é essencial para sua empresa:

“Quais oportunidades existem nesse novo mercado? ”, “Como minha concorrência trabalha?”, “Quem é meu público consumidor?” “A aplicação dessa ideia é viável?”, são perguntas frequentes para as empresas que trabalham com o grande público. Essas questões são importantes para entender melhor o impacto estratégico de suas ações no mercado, e as respostas delas são adquiridas através da Pesquisa de Mercado.

Pesquisa de Mercado - CJA

O que é uma Pesquisa de Mercado?

Antes de tudo, é necessário explicar o que é a Pesquisa de Mercado. Este projeto nada mais é, do que a coleta e análise de dados, com o objetivo de chegar a uma conclusão estratégica para aquele negócio. A partir dela é possível identificar oportunidades e problemas relacionados à área de atuação da sua empresa.

É uma estratégia fundamental para saber a real visão que seu cliente tem do seu produto ou serviço, e a visão da própria marca por parte dos compradores, fornecedores, bem como as perspectivas da concorrência. As informações obtidas a partir de uma Pesquisa de Mercado, também serão muito importantes para traçar os melhores caminhos a serem seguidos pela empresa.

Dados levantados pelo IBGE, em 2011, mostraram que apenas 38% das empresas criadas nesse ano sobreviveram até 2016. De acordo com o SEBRAE, um dos principais motivos dessa baixa taxa foi a falta de planejamento dos empreendedores ao abrir o seu negócio.

Em outras palavras, essa falta de planejamento demonstra que boa parte dessas empresas não geravam valor suficiente para seus clientes, e por esse motivo, seus negócios eram insustentáveis. Ou seja, a falta de um conhecimento de mercado, faz com que muitas dessas empresas acabem por fechar as portas.

Como funciona uma pesquisa de mercado?

A pesquisa é feita com uma amostra da população, baseada em um cálculo que permite realizar projeções que tenham a mesma assertividade que teriam caso a pesquisa fosse realizada com a população inteira da região de pesquisa.

Com base nessa amostra, são desenvolvidas as análises com o público, que irão depender do objetivo da pesquisa, pois existem muitas variáveis e, para melhor resultado, é essencial que se tenha uma nitidez sobre os dados “alvos” que deverão ser captados durante a pesquisa.

Com os dados em mãos, do público ou mercado analisado, os relatórios são desenvolvidos. O relatório tem como objetivo condensar todos os dados recolhidos na pesquisa e estabelecer cruzamentos estatísticos, que possam tornar a pesquisa mais visual para o cliente. Esses resultados servirão para desenvolver projeções do mercado, saber quem são os concorrentes e possíveis clientes, assim como as demandas desse mercado pesquisado.

A que situações se aplica uma Pesquisa de Mercado?

Por ser um projeto muito versátil, existem inúmeras possibilidades de soluções que podem ser trazidas a partir de uma Pesquisa de Mercado. Abaixo, traremos alguns exemplos comuns para sua aplicação:

1- Identificar quem é seu público consumidor

Muitas empresas sofrem o problema da não segmentação de mercado, o que faz com que seus produtos sejam jogados no mercado e não consigam atingir o público-alvo. Nesse caso, a Pesquisa de Mercado se encaixa como solução, pois, ao direcionar a pesquisa para encontrar o público, será possível encontrar os seus clientes ideais e os principais conteúdos por eles consumidos, tanto quanto produtos preferidos dessa parcela do mercado.

2 – Entender como sua concorrência trabalha

No caso de abertura de uma nova empresa, muitas vezes você não vai ser o primeiro a chegar em um certo nicho ou mercado. E um dos pontos mais negligenciados por empreendedores é estudar a sua concorrência. (saiba mais sobre análise de concorrência em: A importância do benchmarking para uma empresa)

Saiba que os seus concorrentes estão no jogo há mais tempo que você. Então sempre busque entender o que de fato faz a sua concorrência estar e ser sólida no mercado. Identifique os principais diferenciais e faça melhor. Identifique os principais erros e não os realize, tornando esse um diferencial do seu negócio.

3- Encontrar novas oportunidades para seu negócio

Estamos vivendo em uma era de constante revolução tecnológica e comercial em vários setores do mercado. Por isso, novas tendências surgem a cada dia nos mais diversos ramos. 

Seja por um novo software inovador, um remédio que cura doenças terminais, ou uma nova moeda digital que valoriza 100x de uma noite pro dia. É necessário estar antenado no seu ramo à nível mundial, para que você opere de acordo com o timing product.

Além disso, beneficie-se da inovação constante em sua empresa, e dos gaps que o seu nicho/mercado oferece. Por isso, é sempre importante realizar uma pesquisa concorrencial! Dessa forma você sempre fica a par das novidades implementadas dentro do seu nicho.

4- Saber onde promover suas campanhas de publicidade

Uma pesquisa de mercado pode te ajudar a otimizar cada vez mais o seu orçamento para campanhas. Pois por meio dos dados levantados sobre seus clientes você consegue se posicionar aonde eles se encontram.

Seja de forma offline, posicionando um outdoor, entregando flyers por onde eles se locomovem ao longo do dia, ou bem próximo ao local de trabalho; ou de forma online, nas principais redes sociais que eles utilizam, ou as principais palavras-chave que os mesmos procuram nos sites de buscas. A Pesquisa de Mercado vai alavancar suas propagandas!

5- Validar uma ideia ou produto antes do lançamento

Mesmo sabendo das características do seu consumidor, não é garantido que o seu produto ou serviço vai se conectar 100% com o seu público-alvo.  É preciso adaptar-se aos dados coletados na Pesquisa de Mercado, para que a sua oferta atenda às dores e desejos desse consumidor,

Nesse sentido, a Pesquisa de Mercado aumenta o seu nível de segurança ao realizar um novo investimento, pois é possível entender a partir da análise dos dados coletados se o invesimento em questão é viável, ou não.

Pesquisa de Mercado

De acordo com Jordan Belfort, ex-corretor de imóveis que inspirou O Lobo de Wall Street, a maioria dos compradores de empresas, sejam tanto acionistas quanto clientes, são movidos por dois sentimentos: dores e desejos. Portanto, investir em uma pesquisa e encontrar esses sentimentos que movem seus clientes é o primeiro passo para um negócio de sucesso.

A CJA é uma empresa de consultoria empresarial e é especialista em realizar Pesquisas de Mercado. Há 27 anos, auxilia empresas de diversos portes e segmentos a alcançarem melhores resultados por meio de seus serviços.

Quer saber mais sobre como a CJA pode alavancar o seu empreendimento através de uma Pesquisa de Mercado?

Preencha o formulário abaixo e fale com um de nossos consultores!

CJA CONSULTORIA

INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER

Receba nossos conteúdos por e-mail

Inscrição concluída!