Benchmarking: Saiba o que é e quais benefícios essa estratégia pode trazer para a sua empresa

Coloque o benchmarking em prática e fique atento ao que os seus concorrentes estão fazendo, pois você pode aprender muito com eles.

O que é Benchmarking?

O Benchmarking é uma das melhores estratégias para aumentar a produtividade de uma empresa. Consiste em um procedimento de pesquisas no qual possibilita aos gestores avaliarem, compararem e desenvolverem o melhor artifício para aperfeiçoar os processos e as funcionalidades de uma determinada empresa, tentando absorver e utilizar algumas qualidades dos concorrentes, assim, alcançando um certo nível de excelência operacional e gerencial.

Quando e por que você deve utilizá-lo?

Independente do ramo de atuação ou do porte de sua empresa, fazer o Benchmarking é fundamental para se tornar referência no mercado. Você deve utilizá-lo quando perceber que não está se sobressaindo em seu setor e quando seu objetivo for se posicionar em relação à concorrência, dessa forma, nessa iniciativa de monitoramento cria-se uma verdadeira inteligência de mercado, identificando os principais fatores que impactam na performance da sua empresa e as melhores métricas para desenvolver e se destacar entre seu público-alvo.

Não sabe o que você deve analisar e conhecer em relação aos concorrentes? Abaixo, algumas sugestões:

Canais de comunicação com os consumidores: blogs, sites, redes sociais, etc;

Estratégias de fidelização

Estratégias de marketing digital utilizadas;

Preços e formas de pagamento;

Localização e estrutura física ou online;

Canais de venda.

Quais são os tipos de Benchmarking?

Interno 

É praticado por empresas que visam identificar as melhores práticas internas da organização e disseminar sobre essas práticas para outros setores da organização. A realização de um benchmarking interno, geralmente propicia um passo para um estudo voltado para fora, ou seja, uma focalização externa na busca de melhorias, ou ainda, a prática de um benchmarking externo.

Competitivo

As empresas objetivadas são aquelas que disputam o mesmo mercado, ou seja, concorrentes diretos. O benchmarking competitivo foca em medir funções, métodos e características básicas de produção em relação aos seus concorrentes diretos, e melhorá-los de forma que a empresa possa inicialmente alcançar os seus concorrentes, e depois ultrapassá-los, tornando-a melhor do ramo, ou no mínimo melhor que seus concorrentes.

Funcional

As empresas visadas, geralmente são de ramos distintos, que adotam técnicas interessantes em atividades específicas, que possam ser colocados em prática na empresa do investigador, como por exemplo embalagem, faturamento ou controle de estoques. O processo de um benchmarking funcional poderá ser altamente produtivo, pois possibilita que a troca de informações se dê de maneira mais fácil, não tendo problemas com a confiabilidade das informações, pois as empresas envolvidas não disputam o mesmo mercado.

Genérico

Nesse processo, as empresas participantes têm função ou processos empresariais semelhantes, independente das diferenças entre as indústrias. Um desses processos pode ser, por exemplo, a análise desde a entrada de um pedido na indústria até a entrega do produto ao cliente. O benchmarking genérico requer uma conceituação ampla e complexa do processo analisado e tem potencial para revelar as melhores das melhores práticas.

Quais ferramentas utilizar para conhecer a concorrência?

Se você leu este artigo até aqui já deve ter percebido que de fato é muito importante ter informações privilegiadas do mercado. 

No entanto, você deve estar se perguntando como irá obter essas informações. Para ter um panorama mais básico e ter um simples conhecimento do mercado certas ferramentas te oferecem informações proveitosas quando o assunto é se posicionar da melhor forma possível em seu ramo de atuação. 

Abaixo você vai conhecer algumas ferramentas para você analisar seus concorrentes

Google Alerts: O Google Alerts colabora para que você sempre fique informado dos assuntos que mais são importantes para você. É uma ótima ferramenta para ajudar você a encontrar novas ideias de conteúdo, além de se inteirar sobre o trabalho dos seus concorrentes, prospectar clientes e muitas outras possibilidades. Quando se trata de turbinar sua estratégia de marketing de conteúdo de maneira rápida simples e, acima de tudo, sem custos, o Google Alerts é a grande pedida. Através de definições de termos, empresas de interesse e marcas, você recebe diretamente em seu e-mail relatórios e estatísticas quando elas são citadas.

Social Mention: O objetivo central é monitorar termos na internet. O site apresenta a força da palavra, uma escala de menções positivas e negativas, o alcance daquele termo e uma probabilidade de as pessoas estarem ou não falando daquilo. Também, é possível ver as palavras-chave que se relacionam com o termo e há como observar uma média de onde o termo tem sido mais bem aproveitado (em qual rede social tem sido mais utilizada). Você pode cadastrar seu e- mail e receber, todo dia, tudo que for postado sobre o termo pelo qual você se interessa. E também é possível rastrear, ao vivo, tudo sobre o termo cadastrado, é só instalar uma widget no seu blog ou site.

Google Trends: O Google Trends reúne uma gigantesca base de dados para mostrar a você quais temas estão sendo pesquisados no momento, quais foram pesquisados nos últimos 30 dias (ou no último ano, ou nos últimos 5 anos, ou em qualquer data pré-definida desde 2004). É possível refinar a pesquisa também, por critérios de país, categoria e tipo de busca.

SEMRush: A ferramenta é ideal para quem realmente quer dar foco ao concorrente. Através da análise de termos e palavra-chave, a ferramenta possibilita a mensuração das marcas e empresas no Google, identificando quais as principais palavras que geram tráfego para o site, além de ser possível consultar o valor médio de CPC dos termos. Através de estimativas, a ferramenta proporciona uma análise do comportamento da concorrência, quais palavras estão sendo indexadas e quais são usadas em links patrocinados.

Sendo assim, além de reunir informações sobre outras empresas, sua análise deve consistir numa base para posicionar a sua empresa diante o mercado de forma bem estruturada. Através de dados e estatísticas é possível ter uma compreensão melhor dos melhores rumos e ações a serem aplicadas na rotina empreendedora.

Quais são as etapas de implementação do Benchmarking?

Análise interna: os processos internos e as práticas empresariais internas são submetidos à uma avaliação minuciosa. Antes de tudo é preciso entender o que somos para compreender como melhoramos;

Identificar as empresas de excelência: deve ser realizada pesquisa inicial para conhecer os gigantes do mercado utilizando uma ou mais ferramentas sugeridas acima;

Definir métodos e estratégias para captura de dados: como o segredo dessas grandes empresas chegará até a sua organização? Parcerias, participação em eventos, visitas técnicas e convênios podem ser algumas das saídas;

Análise de Mercado: conhecer as melhores práticas da concorrência dentro do que precisa ser melhorado;

Identificação de lacunas de desempenho: nesta etapa ocorre a comparação entre as práticas analisadas e as da sua empresa para assim identificar falhas nos processos, na gestão e nas demais áreas existentes;

Implementação das ações: após identificadas as falhas ou lacunas, serão comparadas com as práticas coletadas e deliberar sobre quais podem ser adaptadas e/ou implementadas na realidade de sua empresa;

Acompanhamento do progresso: a etapa de implementação das novas práticas não significa o fim do processo, após isso, os processos que adotarem as nova práticas devem ser supervisionadas e, assim, obter diagnóstico da empresa após o processo e averiguar se de fato as novas práticas estão funcionando, ou seja, melhorando os resultados da empresa.

É importante salientar que o Benchmarking, apesar de ser uma estratégia, se desenvolve por meio de um processo, portanto, envolve custos como qualquer outro. 

Além dos custos financeiros com softwares para pesquisa e armazenamento de dados, viagens para visitas técnicas e presença em eventos, para tudo isso será necessário despender tempo e dedicação dos funcionários para que a estratégia seja eficaz.

Entendeu a importância dessa estratégia e quer saber mais? Entre em contato com a CJA e não fique atrás da concorrência!

Preencha o formulário abaixo e converse conosco!

CJA CONSULTORIA

INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER

Receba nossos conteúdos por e-mail

Inscrição concluída!