Saiba já a diferença entre gestão e liderança e aprenda estratégias para manter sua equipe engajada e alcançar seus resultados!

Você sabe qual é a diferença entre Gestão e Liderança?

Muitas vezes utilizamos as duas palavras como sinônimos e, de fato, os papeis desempenhados podem parecer os mesmos a uma primeira vista. Entretanto, Gestão e liderança possuem algumas diferenças entre si. Enquanto a gestão dedica-se principalmente ao cumprimento de metas e tarefas, focando nos resultados e como alcançá-los, a liderança ocupa-se um pouco mais da manutenção do clima organizacional e planejamentos a longo prazo, priorizando o bem-estar dos colaboradores.

Se você é ou já foi líder de uma equipe, sabe o quão importante é transmitir com clareza qual é o foco de ataque dos esforços de cada um e aonde se quer chegar, para gerar maior alinhamento e até engajamento com o time. Só que tão importante quanto indicar onde chegar, é mostrar o como, criando marcos estratégicos que indiquem se estão chegando lá. Esse pode ser um exemplo de falha na sua gestão e que você nem se dá conta.

Quando falo para mostrar o caminho, certamente não estou dizendo para limitar a liberdade e criatividade que sua equipe pode ter nessa jornada. Pelo contrário! Indico fortemente que crie eles e assim horizontalize a criação de sua estratégia.

Sem informações claras, é como se você deixasse um vendedor em uma equipe de frente de loja com a missão de vender 3x ou 4x mais do que ele vende, por que você pensou em utilizar uma nova metodologia, mas não conta isso para ele. Provavelmente ele vai fazer mais do que ele sempre fez, esperando que esses resultados venham.

Mas se você compartilhar de forma clara suas ideias de implementação e o que considera estratégico para chegar lá, ele pode contribuir e abraçar as metas.

Gestão e Liderança - CJA

Como usar as OKR’s para engajar sua equipe e alcançar as metas da empresa?

Você já conhece as OKR’s? As OKR (Objectives and Key Results/Objetivos e Resultados Chaves), são uma forma simples de transmitir com clareza aonde se quer chegar e com o envolvimento de todo o time.

Essa estratégia funciona a partir da apresentação de alguns objetivos centrais e vão sendo destrinchados em resultados chaves para alcançar cada objetivo – é importante que uma equipe não tenha muitos resultados chaves, para que o foco não seja perdido.

Ressalto que mais importante do que apresentar o objetivo, é destrinchar os resultados chaves em conjunto com seu time, uma vez que essa co-criação trará mais responsabilização e engajamento de todos, o meio será feito por quem faz o trabalho na prática e a probabilidade de cumprimento da atividade aumenta. 

Os resultados chaves são como os passos que devem ser dados para chegar em determinado local. Então se você se encontra em uma ilha e precisa chegar em outra em “X” meses, o que vai te indicar que você está realmente mais próximo de chegar naquela ilha do que estava ontem? Tenha os resultados chaves para serem cumpridos. Desde criar o barco até as remadas que precisam ser dadas em um período para chegar a outra ilha.

Outro ponto de atenção para acompanhamento de tudo isso: pode acontecer de serem cumpridos todos os resultados chave e mesmo assim o objetivo não ter sido concretizado. Dessa forma, revise. Pois provavelmente você e sua equipe não definiram resultados chave corretamente e eles só representam parte dessa caminhada.

Para que tudo isso fique bem claro e a partir e de hoje você já possa colocar em prática vamos apresentar dois exemplos:

Objetivo: Conquistar o cliente

Resultado Chave 1:  Aumentar em 10% a taxa de fidelização;

Resultado Chave 2: Alcançar um NPS igual ou superior a 75;

Resultado Chave 3: Aumentar em 5% a taxa de contrato que chegam por indicação de outros clientes.

Objetivo: Ter colaboradores engajados com o trabalho

Resultado Chave 1:  Reduzir em 15% o índice de rotatividade entre os funcionários da empresa;

Resultado Chave 2: Alcançar nota superior a 75% na Pesquisa de Clima Organizacional (PCO) (leia nosso e-book sobre a importância de um bom clima organizacional);

Resultado Chave 3: Alcançar 85% de participação da equipe nos eventos da empresa.

Agora chegou a sua vez, chame sua equipe e comece hoje mesmo a definir aonde querem chegar e o que indicará o sucesso dessa trajetória. Depois conta para a gente como foi esse processo de criação.

Quer mais dicas de como desenvolver uma equipe de sucesso? Confira outros artigos no nosso blog!

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