O crescimento do mercado de estética: dicas para ficar à frente da concorrência!

Em meio a uma pandemia na qual fomos obrigados a usar máscaras, para evitar a propagação da COVID-19, as pessoas passaram a reparar mais o próprio rosto, e assim, observar marcas de expressão, rugas ao redor dos olhos e até o formato da face, o que tem gerado insatisfação em diversas pessoas. 

O ano de 2020 foi o ano da harmonização facial no Brasil. O Google Trends  mostrou um crescimento de 540% nas buscas pelo termo no Brasil, e hoje esse termo possui cerca de 135 mil buscas mensais na ferramenta, de acordo com dados do Google.

Mulher procedimentos estéticos-Crescimento do mercado estético

O  Brasil se encontra no 3º lugar dentre os países que mais fazem procedimentos não cirúrgicos e no 2º lugar dos que mais fazem procedimentos cirúrgicos. Sendo os  procedimentos não cirúrgicos mais populares para ambos os sexos a toxina botulínica, ácido hialurônico e remoção de pelos.

Mesmo com a pandemia, o segmento de estética ficou entre os três principais negócios abertos em 2020, sendo observado a cada dia o surgimento de novos estabelecimentos nesse nicho.

Hoje é possível observar uma grande oferta por esses serviços e produtos voltados ao segmento, o que dá ao consumidor uma série de opções na hora de decidir o estabelecimento ideal.

Por isso, é importante estar atento aos detalhes quando analisadas as práticas adotadas no seu negócio. Pensando em auxiliar seu empreendimento a se destacar de uma vez por todas, trouxemos a seguir importantes dicas para ficar à frente da concorrência no mercado de estética.

ATENDIMENTO 

Tenha um atendimento ao cliente de qualidade, garanta um bom relacionamento com os consumidores.

Os procedimentos estéticos estão ficando cada vez mais acessíveis, assim como os materiais necessários para aplicação estão ficando mais baratos. Isso faz com que a concorrência por cada cliente seja cada vez mais alta.

Dessa forma, o poder de barganha do consumidor está cada vez mais alto, tendo em vista a variedade de opções e preços à sua disposição, o que faz com que cada vez mais se busque pelos pequenos diferenciais. Faça com que o bom atendimento seja um deles dentro do seu estabelecimento.

Medidor de satisfação-atendimento ao cliente

QUALIDADE

Outro ponto é a questão da qualidade.

Foque na qualidade do seu produto, atendimento, da experiência do consumidor como um todo. Quando os colaboradores são apaixonados pelo que fazem e vestem a camisa do negócio, eles conseguem levar essa singularidade para o trabalho, o que contribui para o seu diferencial.

Outro ponto é: Não tente baratear o serviço, optando por produtos de baixa qualidade. Principalmente quando se fala em estética, o que importa é o resultado final. O preço deve ser a última coisa a ser lembrada quando o cliente pensa no seu serviço.

Quando se fala em estética, cada cliente é uma vitrine, portanto foque na qualidade do seu produto/serviço!

BONIFICAÇÃO

Satisfazer o cliente envolve vários fatores. Tenha sempre como objetivo final, principalmente, superar a expectativa dos consumidores e cultivar clientes fiéis. 

Mas por quê? A relação do consumidor com a sua marca irá refletir em todos os aspectos da empresa. Além de ser determinante para o seu potencial de crescimento. 

Quem não gosta de Brindes, descontos, ser recompensado dentro de um programa de fidelifade? Difícil encontrar quem não goste!

Cliente feliz é seu melhor marketing e num mar de concorrência, escolherem seu barco é sucesso!  

CONHECER AS TENDÊNCIAS 

É muito importante que você fique atento às novidades do seu nicho e também aos assuntos em alta no momento, isso porque são questões que seu público também está percebendo e consumindo no dia-a-dia, o que agrega valor ao seu produto.

Por exemplo, usar produtos de origem natural e que não realizam testes em animais durante o processo de produção tem ganhado muita força.  Assim como produtos sustentáveis, que não prejudicam tanto o meio ambiente.

Então para ficar à frente dos concorrentes, esteja, veja, sinta e pense como seus clientes! Entenda o que precisam e saberá como atraí-los.

RESPONDA RÁPIDO OS SEUS CLIENTES

Torna-se fundamental que as empresas se comuniquem com o público para evitar reclamações, e que possam corrigir os problemas antes mesmo de surgirem.

Assim, quando os problemas aparecem, é importante abordá-los de forma rápida e transparente. Se uma empresa recebe queixas nas redes sociais, deve respondê-las imediatamente e corrigir o que está errado. 

Atendimento remoto-resposta rápida aos clientes

Pode ter certeza: os clientes vão se lembrar das marcas que resolvem seus problemas!

Então não seja como a maioria, não seja mais uma empresa que demora ou que deixa no eterno “vácuo”, tome isso como parte do processo de se destacar. 

CONHEÇA SEUS CONCORRENTES

Já ouviu falar em Benchmarking?

Benchmarking é um processo de avaliação da empresa em relação à concorrência, por meio do qual incorpora os melhores desempenhos de outras firmas e/ou aperfeiçoa os seus próprios métodos.

Deve ser enxergado como uma inspiração. Boas práticas e estratégias que alavancaram marcas e negócios referências, podem – e devem – servir de modelo para o seu, desde que seja compatível com a sua cultura corporativa.

Pode-se tirar proveito de seus pontos fracos e incorporar seus pontos fortes. Lembrando que também é válido e de extrema importância se autoconhecer, olhar para si e enxergar o que pode ser melhorado.

Análise de informações-conheça seus concorrente, benchmarking

Portanto , após a exposição dessas questões, é possível afirmar que para se destacar num mercado vasto, como o da estética, é preciso atentar-se quanto à qualidade, à forma de atendimento ao cliente, ao zelo pela satisfação do cliente, ficar por dentro das tendências e proporcionar uma comunicação rápida e eficiente ao consumidor. Esses são quesitos poderosos e que irão influenciar diretamente nos seus resultados e seu progresso.

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