Listamos para você, 5 dicas práticas que irão te auxiliar a aumentar sua Taxa de Conversão em vendas!
Ao falar em Taxa de Conversão, nos deparamos com um ponto crucial para uma empresa que deseja a eficiência de seu comercial.
A Taxa de Conversão é a porcentagem dos leads que entram em seu funil de vendas e chegam até a fase de venda e esse indicador pode ser trabalhado de algumas formas. As formas para aumenta-lá podem estar relacionadas a diversos aspectos do funil de vendas, tais como: A qualidade dos leads prospectados, a experiência dos vendedores, o posicionamento do seu produto ou serviço em meio a concorrência, etc.

Tudo começa na prospecção
É necessário prospectar leads que realmente possam vir a necessitar e se beneficiar do que você está oferecendo, pois eles estaram mais abertos a ouvir sua proposta e isso é aplicável tanto para prospecção ativa quanto para prospecção passiva.
Com o melhor direcionamento para esse tipo de lead, as negociações terão uma maior possibilidade de sucesso e os clientes tendem a terminar a jornada com sua empresa mais satisfeitos.
Avalie seu posicionamento no mercado
Uma vez que estão sendo prospectados os melhores leads, é necessário avaliar se o posicionamento do seu produto ou serviço no mercado é relevante. Não adianta prospectar os melhores leads se você os perde para a concorrência. Trabalhe para manter seu preço e qualidade acima dos padrões de mercado.
Uma das medidas que você pode adotar para facilitar sua análise é a realização de Pesquisas de Mercado. Dessa forma, você terá uma gama de informações que poderá te guiar na sua análise com base em dados estratégicos.
Outro ponto importante é a experiência de seus vendedores
Eles devem estar em constante capacitação, ter conhecimento sobre o produto ou serviço que sua empresa oferece, além de se manter em negociações constantemente.
Um bom vendedor tem que saber fazer perguntas, passar confiança e agregar valor ao que está sendo oferecido. Um erro muito comum cometido por vendedores inexperientes é o de apressar o fechamento das negociações. Cada lead tem seu tempo no funil, é preciso entender o ritmo da negociação e atrasar ao máximo o fechamento, o ideal é deixar que o lead realize o fechamento da negociação.
Vale a pena ressaltar que aumentar o número de vendedores não significa vender mais ou ter mais conversão em vendas.
Planejamento e estruturação do funil de vendas
O mais importante para obter eficiência em vendas é o planejamento juntamente com a estruturação do funil, que é composto pela definição do perfil ideal de cliente e prospecção, até o fechamento do negócio e o pós-venda.
Uma vez que se tem uma boa estrutura definida da jornada do lead, é possível se registrar e analisar os processos e identificar os gargalos que estão impedindo sua empresa de fechar mais negócios.
Pós-venda
A etapa de pós-venda é negligenciada por muitos empreendedores, pois não a enxergam com a devida importância.
A verdade é que as negociações iniciadas com clientes que foram indicações de outros clientes são as mais propensas a chegar ao fechamento, logo, garantir a satisfação com o serviço ou com a aquisição de um produto é crucial para aumentar o número de leads qualificados no funil, aumentando assim a taxa de conversão das negociações.
Com tudo isso dito, é necessário que se avalie todo o ciclo de vendas da empresa, a fim de entender onde é preciso agir para garantir o sucesso das negociações. Um olhar externo de alguém experiente nesse tipo de avaliação é crucial para encontrar as raízes do problema e propor soluções que vão, de fato, fazer a diferença.
Para mais conteúdos como esse, visite o nosso blog, lá você encontrará muita informação útil para auxiliar na gestão de sua empresa.
E se você quer aumentar sua Taxa de Conversão, a CJA pode te ajudar com isso!